Meios Filtrantes


 


Tratamento de Água – Areia Filtrante


Para descolorir, recuperar e remover odores. Com grande área superficial interna desenvolvida durante a ativação, formada por milhares de poros filtrantes e adsorventes. A área superficial formada por eles vai de 500 a 1200 m2/g. Os Carbonos Ativados são na maioria de origem vegetal, obtidos a partir de fontes renováveis de matérias-primas. Estão disponíveis em suas formas granuladas e pulverizadas, para a utilização nos processos em fase gasosa ou líquida.

O Pó tem grande área superficial, estrutura porosa bem distribuída, predominando médios e macroporos, são utilizados em processos descontínuos, apresentando a vantagem do uso em dosagens variadas. Pode ser misturado ao líquido a ser tratado, sendo removido por filtração e/ou sedimentação, após determinado tempo de contato.


Tratamento de Água – Zeólitos


Meio filtrante para retirada de Ferro, Manganês, DBO, Amônia e metais Pesados. Produto natural composto por minerais de aluminosilicatos hidratados, usado para água filtrada para consumo humano. Com área superficial de40 m2/g, remove compostos orgânicos, metais pesados, amônia, cor, odor, sabor e turbidez da água (partículas de até 4 micra). Ferro e Manganês.

A matéria orgânica, tanto na forma dissolvida como coloidal, hidrocarbonetos, derivados halogenados, aminas, ácido húmico, proteínas, e lipídios são adsorvidos na superfície da mídia. Remove cloraminas. Usado em indústrias farmacêuticas, hospitais, hotéis e residências. Retira Ferro bivalente (Fe2+) e Manganês (Mn2+) em piscinas e pode ser usado para filtração de água de lagos e tanques de aquicultura.


Tratamento de Água – Carvão Ativado


A areia usada na filtração de água pode ser “agulhada” formando ângulos, considerada a melhor para filtração ou de padrão normal. A granulometria usada depende do tipo de filtro; filtros lentos usam tamanho de grãos entre 0,25 e 0.35 mm, filtros rápidos usam granulometria entre 0,4 e 1 mm e os chamados filtros de alta taxa usam granulometria entre 0,8 e 2,0 mm. Os filtros de areia retiram turbidez, particulados e pequena quantidade de material emulsionado na forma coloidal ou emulsão. Não retiram microorganismos não podendo ser usado sozinho no controle de pragas e doenças. A principal origem da areia usada em filtração é o leito de rios que produz a areia fina (1), média (2) ou grossa (3) e ainda existe o cascalho e outras que podem ser usadas na filtração ou montagem do filtro.

É aplicado na purificação de produtos químicos como glucose, ácido lático, gelatina, ácido orgânico, cafeína, gorduras, ceras, óleos, vinhos, sucos de frutas, bebidas alcoólicas, águas municipais, refino de açúcar, refrigerantes, fenol e outros. Os granulados adquirirem dureza necessária para evitar perdas excessivas devido à fricção. São utilizadas em colunas de leitos fixos ou móveis, através dos quais o fluido passa e é purificado. Pode ser usado em filtros para decloração de águas domésticas e industriais, tratamento de efluentes, purificação de ar, purificação de gás carbônico, álcool, desodorização de geladeiras, câmaras frigoríficas, Tratamento de gases, recuperação de solventes, ouro, tratamento de águas para filtros domésticos, gasolina e querosene. Utilizado para eliminação de cloro por meio da formação de óxidos, o carvão ativado também tem a característica de remover matéria orgânica em seus sítios, através da adsorção, o que gera uma potencialidade para o aparecimento de contaminação microbiológica nesse equipamento. Dessa forma, cuidados devem ser tomados na utilização desse equipamento, sendo que devem ser definidos procedimentos de sanitização (vapor limpo, de preferência), que possam garantir controle da contaminação microbiológica em seu leito.